quinta-feira, 9 de junho de 2011

As diferenças no modo de falar entre homens e mulheres.

  As diferenças mais evidentes entre a fala de homens e mulheres se situam no plano lexical. Fisher constata,que a forma de prestígio tende a predominar na fala feminina. 

     As mulheres falam mais na concordância, aderem melhor a língua padrão do que os homens, por vários motivos, vamos ver alguns:
  •  Ainda na escola, as mulheres são mais receptivas às normas da gramática do que os homens, elas aprendem melhor.
  •  A mulher tem uma maior sensibilidade ao prestígio social.O que seria esse prestígio social? É como a sociedade ver um falante de forma positiva. A mulher ela busca esse prestígio, logo procura falar cada vez melhor.
  • As mulheres assistem mais televisão do que os homens, o que faz com que elas fiquem expostas mais tempo à mídia do que os homens.
  • Os homens querendo ou não, possuem uma maior mobilidade social, possuem um certo prestígio e o fato de a mulher esta menos assegurada do que o homem na sociedade e o fato de ela querer garantir sua aceitação social, faz com que ela tenha uma postura exemplar, uma conduta irrepreensível.
  • Além de tudo, é da mulher a "função" de educar o(s) filho(s), ensinar-lhe as tarefas, sendo assim, ela procura ser um exemplo, um modelo a ser seguido por seu(s) filho(s).
Temos que levar em conta tudo: a idade, o grau de escolaridade, a funçao e a participação da mulher na sociedade, a classe social...Por exemplo, aqui no Brasil, como pudemos observar as mulher falam melhor do que os homens, devido todos os aspectos que já vimos, porém, ao falarmos das mulheres da Arábia, onde elas têm menos participação na vida pública, a variedade linguística mais prestigiada é do domínio masculino. 

Observações:
As mulheres e os homens jovens, apresentam  uma maior semelhança no modo de falar, enquanto os mais velhos apresentam diferenças notórias. Mulheres mais velhas são mais rígidas do que os homens da mesma idade. 
A aproximação do modo de falar dos mais jovens pode ser um reflexo de que, nesta faixa etária, a atuação dos papéis do homem e da mulher se dão sem fronteiras na sociedade, ou seja, na aceitação do homem e da mulher não há muita diferença nessa época.


O que vocês acharam deste texto?
Interessante?
Nada de mais?
Bom?
Muito bom?
Não gostei?
Outros?
E por que? Comente, participe.
Obrigado!

Postado por: Ádila Taynah


6 comentários:

  1. Rsrsrs tmb concordo.
    Ler coisas novas e boas é essencial para todos.
    Leiam e adquiram ainda mais sabedoria!

    ResponderExcluir
  2. sugiro que repensem o texto acima, porque o que consta na literatura sociolinguística é que as mulheres, em geral, são mais conservadoras no emprego das variantes linguísticas do que os homens. Além disso, quando há um processo de mudança em direção a uma forma de prestígio, elas estão na dianteira. Por isso, é bom rever a tese de que as mulheres falam mais correto do que os homens. Isso não seria admitir, então, que há um falar feio e outro bonito?
    abraços,
    Aluiza

    ResponderExcluir
  3. INTERESSANTE SEU TRABALHO EU COMO MÃE TENHO UMA SEGUINTE TESE AS MENINAS FALAM MAIS RÁPIDO QUE OS MENINOS , E QUE TEM UMA LINGUÍSTICA MAIS RÁPIDA.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade essa variação sexual ou melhor dizendo a diferenciação no modo de falar entre homens e mulheres são realmente complexas por quanto deve ser considerado as variantes linguisticas,pois influênciam grandemente nesse fato.

    ResponderExcluir