terça-feira, 7 de junho de 2011

O que são as variávies, as variantes e norma-padrão?

Antes de qualquer coisa vamos entender o que significa alguns termos?!
  • *Grau de escolaridade: pessoa que possui ensino superior.
  • *Variáveis: São fatores de natureza interna pou externa que exercem função sobre o uso, ou seja, são os porquês das variantes, é tudo aquilo que vai ser levado em conta quando formos analisar uma "fala".Por exemplo: etnia, idade, sexo, grau de escolaridade, grau de formalidade.
  • Variantes: São formas que substituem outras formas, ou seja, são os vários modos de *falarmos a mesma coisa, exemplo: Nós fomos pescar ontem. / "Nóis foi pesca onti".
Nós sabemos que há variedades geográficas, por exemplo: há diferença no modo de falar do Sul e do Norte.Porém, a língua também fica diferente quando é falada por um homem ou uma mulher, por uma criança ou adulto, uma pessoa alfabetizada e uma não-alfabetizada, por uma pessoa de classe alta ou por uma de classe média ou baixa, por um morador da cidade ou do campo e assim por diante.
Exemplo: João: _ "A gente trabaia na roça". Analisa-se então, tudo. É homem ou mulher? Vive na zona rural ou urbana? Qual a idade? é alfabetizado? Possui grau de escolaridade? Pertence a que classe social?...
Lembram que no outro texto (Os vários modos de se falar a mesma língua),vimos que o português do Séc. XII é bem diferente do de hoje, que é diferente do de 1500(úlitmo ano do séc.XV)? Sabem por que isso acontece? Porque além da língua variar geográficamente ela também varia com o tempo, ou seja ela muda com o tempo e varia no espaço.

Norma-padrão

Norma-padrão é aquele modelo ideal de língua que deve ser usado pelas autoridades, pelos órgãos oficiais, pelas pessoas cultas, pelos escritores, jornalistas, é aquele  que é ensinado nas escolas, "veículado pela mídia"(Jornais),ou seja é o acéito como correto.


Postado por: Ádila Taynah

Um comentário:

  1. Oi,
    Ádila,
    não se esqueça que, por variante, podemos entender também um conjunto de variantes. Estou gostando de ver a retomada dos textos que discutimos em sala de aula neste espaço.
    abraços,
    Aluiza

    ResponderExcluir