sexta-feira, 10 de junho de 2011

Explicações sobre o "polêmico livro", distribuído pelo MEC.


Esse vídeo é excelente, pois explica de maneira correta o que está no livro polêmico, distribuído pelo MEC, a mais de 4.200 escolas de rede pública.
José Luiz Fiorin, Doutor em Linguística pela USP e um dos maiores especialistas brasileiros em Pragmática, Semiótica e Análise do Discurso sobre a polêmica, pois ele sim pode comentar,explicar e exclarecer dúvidas. Pois ele viu e leu o livro, co que não é o caso de várias pessoas que saem falando o que não devem sem se quer ter livro ou pelo menos visto o livro.
Como sabemos o nosso país é dotado de vários estilos e culturas, consequentemente isso influi no modo de falar dos brasileiros.
 Mas, além dessas diferenças culturais, também existe uma questão de classe social.O falar das pessoas menos favorecidas é diferente das mais favorecidas e isso gera um preconceito  linguístico. O livro" Por uma vida melhor", aprovado pelo MEC, esta mexendo com a cabeça de muita gente, isso se dá principalmente pelo fato de que as pessoas não possuem as informações corretas, a mídia mostra o ponto de vista que ela quiser, pois oa função dela é vender, não importa o que e não importa como.
Há pessoas que se quer leram o livro  e saíram por ai falando o que não deveriam. De acordo com Feorin, linguísta conceituado que leu o livro, o livro não ensina o aluno a falar errado, ele mostra as variantes da língua os vários modos de se dizer a mesma coisa, e que essa variantes não estão erradas, porém cada uma delas se encaixam em um determinado contexto. Ele afirma que no livro há um capítulo que é sobre essa variações, onde o propósito e que o aluno tenha uma maior noção da língua, também há no livro atividades, onde a questão pede para que o aluno passe para a norma culta as frases que estão na norma não-padrão.


Assistam o vídeo que também está em nosso Blog e tire todas as suas dúvidas.

Um comentário:

  1. Excelente escolha, meninas. A entrevista é muito esclarecedora.
    E a nossa bilbioteca virtual???
    abrs,
    Aluiza

    ResponderExcluir